13 fevereiro, 2010

Ser aluno online? Reflexão ao Mestrado Pedagogia do eLearning



Ser aluno online? Boa questão!

Mais importante ainda: Como transitar do papel de professor para o papel de aluno online? Concretizar esta transição vai ser fundamental na minha aprendizagem e evolução como profissional.

Uma experiência apenas possível graças ao Mestrado "Pedagogia do eLearning" da Universidade Aberta, que iniciei este ano. Um currículo muito apelativo, professores conceituados na área  e a vertente totalmente online, fizeram-me escolher este mestrado, em vez de ir estudar para outros países europeus. Com esta escolha, é-me possível continuar a desempenhar as minhas tarefas profissionais em Portugal e desenvolver competências na área do elearning.

O Mestrado começou no início do mês de Fevereiro, com o  Módulo de Ambientação, estratégia educativa incluída no Modelo Pedagógico da Universidade Aberta.

O curso desenvolve-se completamente online, suportado pela plataforma Moodle (http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle), e baseia-se nos seguintes elementos:

  1. Implementação do  modelo de comunidade de aprendizagem online, minimizando a instrução através de e-conteúdos e reforçando o trabalho colaborativo entre os alunos.
  2. Privilegia-se a comunicação assíncrona, através de fóruns, para a gestão de informação entre participantes, possibilitando maior flexibilidade para os tempos de aprendizagem.
  3. O aluno é responsável pela sua evolução através de um Contrato de aprendizagem.
  4. A comunicação síncrona e reuniões  realizam-se no Second Life, permitindo uma maior interacção e um ambiente imersivo para o desenvolvimento das relações inter-pessoais entre os participantes.
  5. O espaço individual para apresentação de trabalhos desenvolve-se através dos blogs pessoais dos alunos.
São excelentes estratégias de ensino à distância online que permitem a interacção dinâmica entre os participantes, maior autonomia e flexibilidade na aprendizagem e o domínio das TIC em contexto educativo.

Este primeiro contacto tem sido muito enriquecedor porque tenho a oportunidade de desenvolver competências já adquiridas, mas agora na perspectiva do aluno. Também poderei aprender novas abordagens de ensino que desejo desenvolver ao longo da minha actividade profissional. Também terei o prazer de conhecer novas pessoas, alargar a minha rede de contactos profissionais e aprender com profissionais experientes na área do elearning. São só vantagens!

Espero que a motivação se mantenha, tendo em conta que vão ser 3 anos exigentes mas muito valiosos para o meu futuro.

Irei publicar novas reflexões sobre esta experiência e partilhar o conhecimento que for adquirindo através das várias disciplinas que constituem este Mestrado.

Espero que sejam posts do vosso agrado e interesse.
Tudo sempre em High-Definition elearning!


Divulge este post