14 outubro, 2011

A importância das Listas do Twitter para gestão de informação...e alguns Gurus do eLearning!

Share

Na sequência das actividades da disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem, foi proposta criação de uma rede de aprendizagem constituída por utilizadores do Twitter. Essa rede de contactos deveria ser estruturada através de uma lista (list), funcionalidade muito útil para gestão da informação existente no Twitter.
Com este desafio em mente, tomei a iniciativa de ir pouco mais além do que simplesmente criar uma lista. Decidi que, para além de criar uma lista pessoal de "gurus" do elearning, ia criar uma vídeo onde explicava aos colegas a importância das listas para a gestão da informação (mais uma vez relembro-me da analogia de Tom Barret, que compara o Twitter a um rio), a qual tinha realçada por eles como um dos principais desafios na utilização do Twitter.
O seguinte vídeo é o resultado dessa ideia:


Como poderão ter observado, a listas no Twitter são, de facto, uma importante ajuda, desde que devidamente organizadas e geridas por outros serviços, tais como o HootSuite


Tendo anteriormente criado listas de utilizadores relacionados com vários temas (http://twitter.com/#!/hugodom/lists), foi complicado criar uma nova lista de profissionais relacionados com o eLearning:
Os meus critérios de selecção foram: influência no Twitter, qualidade na informação partilhada, conhecimento pessoal e pertinência para os restantes colegas. Daí a minha escolha ter sido os 9 utilizadores referidos no vídeo (o Darth Vader foi um toque de humor).
Mas como posso eu justificar a influência destes utilizadores? Vou utilizar um serviço que descobri recentemente para ilustrar este critério: http://klout.com
O Klout é um serviço que mede a influência social de cada utilizador através das suas redes sociais, de uma escala de 1 a 100. Através deste serviço é possível analisar a influência de cada utilizador da minha lista de Gurus:




Fiquei surpreendido com alguns resultados, nomeadamente do Marc Rosenberg e da Helen Barret. Mas tal não abala o valor profissional de ambos e por isso continuo a defendê-los como importantes elementos da minha rede.
Os restantes apresentam valores que vão de acordo à minha ideia inicial da sua importância e influência social. Mas o critério mais importante para mim é a qualidade da informação que partilham e nesse aspecto todos eles são formidáveis.
Sendo o Twitter uma plataforma cada vez mais utilizada por vários profissionais do eLearning, ter estas ferramentas disponíveis (listas, serviços de gestão do Twitter e medidores de influência social) é uma bênção para a qualquer Twitteiro...bem hajam!!!



Trabalho realizado no âmbito do Mestrado Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário